Pausa para o cafézinho

Pausa para o cafézinho

O aroma do café é uma das lembranças olfativas mais afetivas que temos. Quem não se lembra de um “Bom Dia!” dito com carinho acompanhado do cheirinho do café bem passado invadindo a cozinha?

Pausas para o café na empresa é uma excelente oportunidade para conversar sobre amenidades de nosso dia a dia e estreitarmos relações com os colegas de trabalho, pessoas com quem convivemos o dia todo. Neste momento falamos sobre filhos, despesas de casa, convites para sair, ou seja, fortalecemos os nossos relacionamentos interpessoais.

Há quem diga que um chá, um café e bons amigos, e qualquer problema fica mais leve. A magia desses momentos únicos está em algo tão simples quanto saber apreciar o presente e aliviar tensões com uma conversa, enquanto apreciamos uma bebida quente que, por sua vez, produz mudanças muito positivas em nossas atividades cerebrais.

Mihaly Csikszentmihalyi, um dos psicólogos mais conhecidos no estudo da felicidade, aponta que apesar de passarmos o dia rodeados de gente e super conectados às tecnologias e a todo tipo de estímulos, nos sentimos mais sozinhos do que nunca. Nos “desligamos” da felicidade e esquecemos o valor desses bons momentos que acontecem, por exemplo, ao redor de uma mesa com bons amigos tomando um chá ou cafezinho.

E você, já fez sua pausa para o cafezinho hoje?