O que você tem feito para melhorar a sua qualidade de vida?

O que você tem feito para melhorar a sua qualidade de vida?

O conceito de qualidade de vida está diretamente associado à auto-estima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspectos, nomeadamente, a capacidade funcional, o nível sócio-econômico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente em que se vive.

A saúde física afeta, obviamente, a nossa qualidade de vida. Por exemplo, existe uma relação entre atividade física, a melhoria da condição de saúde e a qualidade de vida. Da mesma forma, existe uma relação entre uma correta alimentação e a qualidade de vida. A qualidade de vida e a alimentação saudável são conceitos que estão estritamente relacionados. Ter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para o bem-estar do indivíduo. Quando o organismo recebe as quantidades ideais de nutrientes e vitaminas de que precisa, a sua saúde física melhora e consequentemente aumenta a qualidade de vida.


Não é por acaso que muitas empresas e organizações revelam preocupação, hoje em dia, com a qualidade de vida no trabalho. A importância da qualidade de vida no trabalho é crescente no atual contexto econômico e social, tendo em conta a relevância que o emprego representa na vida das pessoas e o quanto um bom ambiente organizacional pode ser útil na gestão das pessoas e na melhoria da produtividade das empresas e organizações.

Torna-se claro, que não se pode dissociar o lado humano do lado profissional, uma vez que o homem é provido de competências e capacidades individuais que podem ser alteradas em virtude das condições do meio em que está inserido.

 

Dicas de qualidade de vida no trabalho

A atitude dos trabalhadores de uma forma individual também possui um forte impacto na qualidade de vida e ambiente de trabalho. Veja, em seguida, algumas dicas para melhorar a qualidade de vida no trabalho:

  • Foco – Um profissional focado e comprometido com seu trabalho sofre menos interferências negativas do ambiente;
  • Afaste-se das “fofocas” – Conversas fúteis sobre a vida dos colegas e superiores só alimenta um ambiente hostil. Afaste-se delas e procure eliminar esta conduta do seu dia-a-dia;
  • Aprenda a trabalhar em equipe – O trabalho em equipe é uma das principais habilidades exigidas pelas empresas. Colabore com seus colegas e aprenda com eles também;
  • Cumpra prazos e horários – Cumprir as suas tarefas com qualidade e dentro dos prazos evita stress desnecessário e melhora o seu desempenho, evitando que venha a ser questionado sobre o mesmo.
  • Cultive bons relacionamentos – Mantenha boas relações interpessoais com seus colegas e superiores. Isso torna o ambiente melhor e mais saudável.

O que você tem feito para melhorar a sua qualidade de vida?